quarta-feira, 12 de junho de 2013

Um dos porquês do blog existir...

Olá galerinha,

     Hoje eu vim dizer um pouco sobre a escoliose e a hiper lordose para que vocês entendam um pouco mais sobre o que estou dizendo hahaha, então bora la (vou copiar de um site para voces entenderem mais certinho):
     
O que é a escoliose:
      A escoliose é uma curva SEMPRE anormal na coluna vertebral. Esse tipo de curva aparece no plano coronal, isso é, aparece quando olhamos a pessoa ou “de frente” ou “de costas”, diferentemente da lordose e cifose, que são vistas quando olhamos a pessoa “de lado”.
      A escoliose é muito mais freqüente em meninas do que em meninos (cerca de 6 vezes). Ela não possui origem conhecida, mas sabe-se que é devida a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras. É por esse motivo que o diagnóstico é realizado geralmente na adolescência, quando ocorre o período de maior crescimento.      
Causas:
Existem três grandes causas para a escoliose:
  • A escoliose congênita (de nascença) decorre de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recémnascido
  • A escoliose neuromuscular é causada por problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, ou paralisia decorrente de doenças como paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e pólio.
  • A escoliose idiopática não possui causa conhecida. A escoliose idiopática em adolescentes é o tipo mais comum.
Algumas pessoas são mais suscetíveis ao encurvamento da coluna. A maioria dos casos ocorre em meninas. O encurvamento geralmente se agrava durante os surtos de crescimento. A escoliose em crianças é menos comum e geralmente atinge igualmente tanto meninas quanto meninos. 
         

O que é a hiper lordose:

        A hiperlordose é uma alteração da coluna vertebral que pode afetar duas partes da coluna vertebral, a coluna cervical e a lombar, para este artigo será destacada a coluna vertebral região lombar, mas lembrando de que está hiperlordose pode ocorrer tanto da coluna cervical quanto na lombar. A hiperlordose pode ser congênita ou adquirida, a primeira a pessoa nasce com está má formação devido algum problema da coluna durante sua formação e a segunda ocorre devido à má postura, e entre outros assuntos que vamos estudar mais adiante.
      Esta alteração caracteriza por um aumento da convexidade (afundamento) da região lombar na coluna vertebral. A patologia advém da retração das cadeias musculares importantes ao nosso corpo, está alteração com o tempo pode acarretar problemas sérios, como a osteoartroses "bico de papagaio", hérnias de disco entre outras patologias.

No caso dessa foto, eu tenho a lordose e a escoliose, mas a cifose não (sim, é possivel ter os 3, graças a Deus não tive essa dadiva, 2 basta!)


       Tudo o que irei dizer aqui no blog, será como eu vivo minha vida normalmente, o que me atrapalhar, se me atrapalha, o que eu faço para não piorar essas coisas, fui muito tempo em médicos que sabiam, que não sabiam, mas cheguei no maximo (isso explicarei com tempo aqui no blog), tenho uma fisioterapeuta que faz rpg em mim toda semana, e venho me baseando mais por ela, um dia farei uma entrevista com ela em video e postarei aqui, tambem tenho uma amiga fisio que sempre que precisar pode tirar duvidas. Aqui serão apenas relatos meus, da minha vida, então não irei dar pitacos médicos (até mesmo por que não sou uma) mas irei mostra que não precisa ter vergonha :)  

     Nas minhas palavras: a bonitinha da minha coluna rodou (ninguem sabe quando, onde como e porque), simplesmente "torceu" e fez esse S que hoje da o nome ao blog e vive comigo hahaha.

Por hoje é só galera (se não, voces fecham a pagina só de olharem o tamanho do texto), amanha irei falar dos tratamentos e o que eu ja fiz e o que faço hoje em dia e ai siiim darei inicio aos assuntos desse blog, vamos ver se as pessoas curtem, e AH tera videos of course por que tenho muitos assuntos para divulgar :)

Beijoooooooos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário