terça-feira, 25 de junho de 2013

Como reconhecer sinais de chuva

Olá pessoal,eu tinha postado esse link no Facebook  mas achei um bom assunto para estrear uma nova categoria aqui no blog. Não sei se já disse para vocês, mas sou uma pessoa bem curiosa. Adoro saber de coisas novas e acho que existam muitas pessoas iguais a mim, então resolvi criar aqui no blog: O guia dos curiosos. Aonde irei sempre procurar postar alguma novidade aleatória para suprir essa nossa necessidade de saber. 
Hoje eu estava procurando na internet para saber se iria continuar chovendo aqui em Santos - SP (ou pelo menos até quando isso irá durar) e me deparei com essa pagina, achei super legal e interessante

Aprenda a reconhecer os sinais de que vai chover.



Observe bem as nuvens
As nuvens podem dar pistas sobre mudanças no clima. Se estiverem escuras e carregadas, a chuva está bem próxima! Já se elas parecerem couves-flores bem grandes ou formarem riscos no céu, o tempo deve ficar bom.

Um sinal de que deve fazer frio no dia seguinte é a presença de nuvens fofas ou baixas, formando uma espécie de véu brilhante no céu.


O sal informa que vai chover!
Até o sal avisa se vai chover! É que ele absorve água com facilidade. Vá até a cozinha e preste atenção ao sal em dias diferentes.

Se ele parece molhado, absorveu a umidade do ar. E, se o ar está muito úmido, vem chuva ou frente fria por aí!


Olhe-se no espelho!
Repare com um pouco mais de atenção em seu cabelo. Ele está mais grudento do que o normal? Pode ser sinal de chuva. Isso costuma acontecer nos dias de verão, quando faz calor e o ar está úmido. A combinação de temperatura alta e umidade deixa os fios de cabelo mais pesados.


Anfíbios à luz do dia
Os sapos, rãs e outros anfíbios têm a pele sensível ao calor e à luz do Sol. Por isso, eles costumam se esconder em lugares com sombra e só saem ao anoitecer.

Mas, quando o ar fica mais úmido e está prestes a chover, essa turma se anima e sai das tocas. Quem anda pelo campo e encontra sapos, rãs e pererecas passeando já sabe: vem chuva por aí! Por essa razão, esses animais são chamados de meteorologistas da natureza.


Bichos indicam que vai chover
Dizem que andorinha voando baixo é sinal de chuva. E os cientistas descobriram que é verdade. Quando aumenta a umidade do ar, insetos como cupins e formigas saem de suas tocas para acasalar. Depois, aproveitam para escavar ninhos na terra molhada.

Com os insetos fora de casa, as andorinhas, que se alimentam desses bichos, voam mais baixo e aproveitam para fazer um lanche caprichado.

Outras aves também parecem voar mais baixo antes da chuva, pois nessas situações a pressão atmosférica diminuiu, o ar fica menos denso e elas têm dificuldade de subir mais alto no céu.


Fique de olho nos ditados populares!
Há muitos provérbios e superstições sobre o clima. Não existe comprovação científica de que eles funcionem, mas muita gente garante que são infalíveis. Conheça alguns:
◗ Gaivota em terra, tempestade no mar.
◗ Se depois da chuva vem nevoeiro, terás bom tempo.
◗ Quando o sapo salta, chuva não falta.
◗ Chuva miúda, o tempo muda.
◗ Trovão longe, chuva perto.
◗ Nevoeiro na serra, chuva na terra.


Você sabia que:
◗ Em vários lugares, há rituais e danças para atrair chuva?
◗ No Brasil, existem profetas da chuva? São agricultores experientes que vivem em regiões secas e ficam de olho nas plantas e nos bichos para identificar sinais de chuva.
◗ Os aviões têm equipamentos que medem a temperatura e a velocidade do vento? Essas informações ajudam os meteorologistas a fazer a previsão do tempo.
◗ Alguns animais têm sentidos apurados e captam com mais eficiência do que os humanos informações do ambiente sobre vibrações, umidade e calor.


Eu adorei essas dicas e logico que irei sempre reparar nesses detalhes, e você gostou da nossa nova categoria? Até a próxima curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário